Guarulhos, Domingo, 11 de outubro de 2026
Dólar R$ 4,99 · Euro R$ 5,58 · Ibovespa 209.067 -0,00% Guarulhos 19°C 18° / 28°
Cotado para Fazenda, Marcelo Kayath defende ajuste fiscal temporário
Foto: Pedro Pereira/Market Makers
Política

Cotado para Fazenda, Marcelo Kayath defende ajuste fiscal temporário

Economista afirma que corte de gastos deve abrir espaço para queda dos juros e preserva programas sociais em eventual governo Flávio Bolsonaro.

O economista Marcelo Kayath, cotado para comandar o Ministério da Fazenda em um eventual governo Flávio Bolsonaro (PL), afirmou nesta quarta-feira (7) que o corte de gastos não resolve sozinho o problema fiscal do Brasil. Para ele, o ajuste seria temporário e serviria para criar condições de retomada do crescimento.

Kayath disse que uma solução permanente depende da expansão da economia. Na avaliação do economista, o país poderia começar a crescer de 3% a 4% daqui a um a três anos, conforme as condições. A partir disso, haveria uma solução mais duradoura para as contas públicas.

Ajuste nas contas

Ex-diretor do Credit Suisse, Kayath não detalhou como faria o ajuste nem informou se defenderia uma PEC da transição com propostas para melhorar os gastos públicos. Ele afirmou, porém, que as medidas precisam ser cirúrgicas.

O economista também destacou que os programas sociais devem ser preservados. Para ele, essa é uma premissa básica e o ajuste não pode começar pelos mais pobres e necessitados.

Kayath comparou o corte de gastos a uma ida ao dentista: algo incômodo, mas que depois poderia trazer prosperidade, oportunidades, empregos e renda. Ele ressaltou que a medida teria caráter temporário, com o objetivo de reorganizar as contas e permitir a queda dos juros pelo Banco Central.

Possível cargo

Questionado sobre a possibilidade de assumir a Fazenda caso Flávio Bolsonaro vença o segundo turno, Kayath afirmou que nunca conversou com o candidato sobre cargos. Ele disse que o momento é de esperar o fim da eleição e avaliar o resultado e a maioria obtida.

Após Flávio Bolsonaro ficar à frente na votação do primeiro turno, a campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou a associar uma eventual vitória do adversário ao risco de fim de programas sociais, como o Bolsa Família. O candidato do PL nega.

Texto produzido pela Redação Olhar Agora com apoio de inteligência artificial a partir de fontes públicas, com revisão editorial. Erros? Fale conosco.

Entre na nossa newsletterO melhor da semana, sem spam.

Em alta

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5